A Vitamina D é uma das vitaminas mais essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo, realizando funções que a maioria das pessoas mal faz ideia de que ela pode ser tão necessária em nosso dia a dia.

A Vitamina D tem como principal função facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes.

A seguir você conferirá porquê a Vitamina D é tão necessária e quais as consequências da falta dela em nossa vida.

Benefícios da Vitamina D e o que a falta dela pode causar

Benefícios da Vitamina D e o que a falta dela pode causar

Qual a principal função da Vitamina D?

Como já dissemos, a principal função da Vitamina D no organismo é facilitar a absorção de cálcio pelo organismo, que é essencial para o desenvolvimento saudável e perfeito dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a Vitamina D é capaz de prevenir doenças como obesidade e diabetes.

A vitamina D ainda é importante para a regulação do metabolismo ósseo, e age como hormônio mantendo em quantidades adequadas o cálcio e o fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado.

Quais as funções da vitamina D em nosso corpo?

A vitamina D tem como funções:

  • Aumentar a absorção de cálcio e fósforo no intestino;
  • Fortalecer os ossos e os dentes, fazendo com que fiquem mais saudáveis;
  • Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
  • Aumentar a produção de músculos;
  • Melhorar o equilíbrio;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a saúde cardiovascular.

Entre muitas outras funções que beneficiam nosso corpo e organismo.

Onde é possível encontrar a vitamina D?

A vitamina D é encontrada em uma enorme variedade de alimentos que consumimos quase diariamente, e nem sequer sabemos disso. Porém, mesmo assim, é possível ter uma deficiência desta vitamina no corpo e, da mesma forma, passar despercebida.

Os alimentos que contém a vitamina D, são:

  • Peixes;
  • Frutos do mar;
  • Fígado de bacalhau;
  • Gema de ovo;
  • Leite e derivados;
  • Salmão;
  • Sardinha;
  • Alguns cogumelos.

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina D no organismo?

Alguns sintomas, são:

  • Dor e fraqueza muscular;
  • Enfraquecimento dos ossos;
  • Osteoporose nos idosos;
  • Raquitismo nas crianças;
  • Osteomalacia.

Portanto, certifique-se de ingerir sempre alimentos contendo vitamina D para evitar problemas futuros mais sérios.

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Benefícios da Vitamina D e o que a falta dela pode causar